Não. Rouquidão é sinal de um problema na voz. Se a criança fica rouca com frequência por falar forte, gritar ou se ela sempre foi rouca, é necessário compreender o que está acontecendo. A rouquidão pode dificultar a comunicação e prejudicar o desenvolvimento social.
Os “calos nas cordas vocais” são engrossamento que deixam a voz mais rouca e geralmente mais grossa. Os calos, cuja denominação correta é “nódulo de pregas vocais”, são geralmente o resultado de predisposição e de situação de uso excessivo ou abusivo da voz e pode estar associado a características da criança.
São formas de usar a voz e a fala que exigem da musculatura mais força do que o habitual. Quando mantido por muito tempo, pode prejudicar a saúde destes músculos e dos tecidos que fazem a sua cobertura. Esses comportamentos ocorrem em diversas situações: gritar, sussurrar, falar muito, cantar e falar com esforço, falar alto, pigarrear, tossir, rir excessivamente, imitar outras vozes e sons.
Sim, com a ajuda de um fonoaudiólogo pode melhorar o controle do volume (intensidade) de sua voz. Perceba se ela fala muito alto mesmo em situações tranquilas, nas quais poderia falar mais baixo.
Texto adaptado: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia