Informativo de Fonoaudiologia: LINGUAGEM

Existe relação entre a aquisição da linguagem oral e o brincar?

O aprendizado das primeiras palavras e a combinação de palavras para formar frases têm grande relação com o desenvolvimento cognitivo (por exemplo, o tipo de brincadeira que a criança faz). A criança só é capaz de nomear objetos quando já explorou suficientemente sua forma, uso e função. Enquanto a criança não cria estas representações (simbólicas), ela não só consegue aprender o nome dos objetos, como também não consegue brincar de forma apropriada. A criança de três anos que fala pouco e só realiza atividades motoras, pode ter dificuldade para fazer brincadeiras mais elaboradas. Há um atraso tanto de desenvolvimento das representações simbólicas quanto da linguagem.

Não entendo nada o que meu filho diz...

Quando a criança está começando a falar, é natural que ainda não consiga produzir todos os sons da língua. Nos primeiros anos do desenvolvimento é esperado que ela troque o som mais difícil por aquele que ela já consegue produzir com facilidade. Ao redor dos 2 anos e meio, a criança ainda pode trocar vários sons na fala, mas não é esperado que os pais e as pessoas que convivem com ela tenham dificuldade para entender a fala da criança. Caso isso ocorra, é necessária avaliação fonoaudiológica.

 

A disfluência faz parte do desenvolvimento normal da linguagem?

Durante os anos de aquisição e desenvolvimento da linguagem, é comum que existam períodos variáveis no grau de fluência. Essa variação é decorrente de incertezas morfo-sintático-semânticas e do amadurecimento neuromotor para os atos de fala. A maioria das crianças supera com sucesso os períodos de disfluência. A disfluência não pode ser acompanhada de esforço para falar com movimentação associada (piscar de olhos, pressão exagerada dos lábios, língua, pescoço, bater a mão, etc). Quando a família observar que esse período de disfluência persiste, ela deve procurar orientação de um fonoaudiólogo. A gagueira é um distúrbio da fala, não regride com o tempo e não faz parte do desenvolvimento normal da linguagem.


Texto adaptado: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

 

Len Comunicação